Observatório
O Observatório Socioambiental do Sudeste do Pará é uma rede de monitoramento participativo sobre questões relacionadas ao território, meio ambiente e povos e comunidades tradicionais da região do Sudeste do Pará.
A ausência de informações qualificadas, produzidas e validadas por pessoas da região, dificulta a proteção dos direitos destas populações e do meio ambiente.
O Observatório surge como uma alternativa de visibilizar as vozes destes diversos sujeitos como estratégia de luta e sobrevivência, com a comunicação e divulgação de informações referentes aos povos e comunidades tradicionais da região, meio ambiente, conflitos socioambientais, e alternativas para a conservação e valorização baseadas nos produtos da sociobiodiversidade e saberes locais.
Qualquer pessoa ou instituição que queira contribuir com as atividades de monitoramento pode participar ou colaborar com o observatório.
A criação da plataforma foi possível com o apoio da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA), através da chamada bioeconomia (2023).
Organizações que contribuem com a OSSEPA
Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais na Amazônia (PDTSA/Unifesspa)
Programa de Pós Graduação Rede Bionorte (Polo Pará Marabá-Unifesspa)
Proposta do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM/Unifesspa)
Povo Aikewara
Povo Akrâtikategê
Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - regional Pará
Instituto Zé Claúdio e Maria do Espirito Santo
Apoio: Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), chamada bioeconomia (2023)
